terça-feira, 23 de junho de 2009

História


A história tem como narrador o estudante com o apelido de "Kyon", um garoto do mesmo colégio de Haruhi Suzumiya. Kyon participa ativamente das atividades definidas por Haruhi, uma garota com hábitos excêntricos e que acaba envolvendo Kyon em toda uma miríade de eventos que ele tinha convencido a si mesmo que não existiam. Entre eles podemos citar a existência de viajantes do tempo, alienígenas, pessoas com poderes psíquicos, dentre outras personalidades que o anime mostra.

O tema do desenho envolve a rotina escolar, mas buscando uma abordagem de ficção-científica; Se por um lado os estudantes estão jogando uma partida de beisebol, pode haver uso de magia alienígena para alterar o resultado; Uma estudante mais velha pode na verdade ser uma viajante do tempo; A depressão de uma garota pode levar o mundo ao caos. É baseado nessa dualidade que A Melancolia de Haruhi Suzumiya se desenvolve.

Os episódios são postos de maneira não-linear, sendo que o que mais se encaixaria como um OVA foi exibido na TV japonesa como o 1º episódio. Essa estratégia segue as linhas gerais do anime, nas quais a situação real dos personagens é revelada pouco a pouco, buscando surpreender o espectador.

A Brigada SOS:

A Brigada SOS é o nome do clube que Haruhi começou pouco após começar o colegial. O nome do clube é na verdade um acrônimo de "Sekai wo Ooini moriagerutame no Suzumiya Haruhi no dan", que significa "Brigada Suzumiya Haruhi para a salvação do mundo através da diversão" (tradução não-literal). Haruhi decidiu criar o clube depois que Kyon discutiu com ela que as maiores invenções da humanidade foram descobertas apenas por gênios, pessoas especiais; Inspirada por esse discurso, Haruhi decide criar um clube para que todos os alienígenas, viajantes do tempo, de dimensões e pessoas com poderes paranormais pudessem entrar na sua vida.

O clube inicialmente começou com apenas quatro integrantes: Haruhi, Kyon, Nagato e Mikuru-chan. O último membro entra depois, transferido de outro colégio. Normalmente eles deveriam ser uma associação, mas como eram necessárias cinco pessoas para que isso acontecesse e Koizumi só entraria depois, foi decidido que eles se tornariam uma brigada. Apesar de ter os membros suficientes para continuar existindo, a Brigada se encontra numa situação na qual pode tornar-se uma associação ou parar de existir. Se o conselho escolar não toma nenhuma atitude, é porque ninguém se dispõe a lidar com Haruhi caso uma discussão ocorra.

Inicialmente, a Brigada não tinha sala. Como todos os membros antigos do clube de literatura exceto a primeiro-anista chamada Nagato Yuki tinham se formado e o clube iria ser desfeito, Haruhi se "apossou" da sala deles. Apesar da invasão, Yuki aceitou a presença da Brigada SOS sem se incomodar com isso.

O objetivo principal do clube é "trazer mais divertimento para o mundo". A participação máxima do clube foi no festival escolar, no qual foi lançado o filme intitulado Episódio 00: As aventuras de Asahina Mikuru, sendo que os protagonistas foram Yuki, Itsuki e Mikuru-chan, como personagem principal; A filmagem e a narração ficou por conta de Kyon, e a Direção por Haruhi. Como o filme foi editado em apenas uma noite, ele ficou cheio de falhas e problemas de continuidade. Curiosamente, apesar da Haruhi não possuir consciência da verdadeira natureza dos membros de sua Brigada, designou a eles papéis que condizem com suas verdadeiras personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!