quinta-feira, 11 de junho de 2015

[Episódio 10] Um dia na chuva...

Esse texto tem spoilers. Um dia chuvoso e melancólico, totalmente diferente do que estamos acostumado a ver.


Como vimos nas cenas finais do episódio anterior, Nagato quase sofre um acidente, saindo apenas com alguns arranhões, porem deu pra notar que sua expressão e tom de voz mudaram, tornando-se quase inexpressiva. Quando volta ao apartamento, Asakura fica muito preocupada com estado físico da amiga, mas a mesma parece não se importar muito com tudo aquilo. O que faz com que o lado materno de Ryoko venha a tona e ela tenta obter alguma reação de Nagato sobre o acidente, porem Nagato apenas fica parada olhando para a amiga chorando. Dizendo somente um "Sinto Muito". 

Na escola, Asakura conta para Kyon sobre o acidente e sua preocupação com hipótese de Yuki ainda estar mal. Kyon tenta acalma-la dizendo que Yuki ainda pode estar em choque já que não anda fazendo as coisas que costumava fazer. Já no clube, Nagato muda seus jogos por livros de drama e quando Kyon tenta abrir uma conversa, Nagato acaba respondendo suas perguntas da maneira mais mecânica possível. 

Na cena do armário, já sabemos que há algo de errado com ela, qualquer outro personagem poderia notar isso. Aquela não é Yuki dos outros episódios, com ela praticamente não demonstrando emoção toda a tensão das cenas teve que ser transmitida através do enquadramento e da música, o episódio te prende a uma atmosfera triste e lenta, como a música de fundo mesclada com o barulho da chuva. 

Os dois vão consertar os óculos de Nagato, não temos todas aquelas cenas de nervosismo por estarem sozinhos. Ao contrario, vemos uma ansiedade crescendo, como na cena da Asakura esperando nos trilhos do trem, sua expressão inquieta e o toque incessante da campainha de aviso. 

E na cena final do jantar, onde Asakura e Nagato em meio troca de palavras educadas, vai se criando uma precipício momentâneo, quase impessoal. Até que nos últimos momentos, Asakura finalmente pergunta "quem é você?", a chuva ainda caí, porem só temos o silencio, Nagato olha inexpressiva enquanto uma única gota de agua da torneira caí. 


Analise Técnica: Este é o episódio que a série precisava para trazer a emoção e o suspense. Posso dizer que começamos um novo ciclo a partir daqui. O enredo dessa vez não foi limitado apenas a piadas e fanservice. O ritmo até lembrou um pouco a Kyoto Animation, e fiquei muito feliz que o estudio conseguiu mostrar que é capaz de fazer episódio como este. A animação não mudou muita coisa, já teve uma atmosfera de dia de chuva, o que volto a dizer que foi muito bem feito!

A ending teve uma leve auteração, para combinar com os eventos desse episódio. Vemos Yuki, que aparentemente perdeu as memorias de seus amigos, o que faz com que ela derrame uma lagrima! Se você pulou, pode voltar lá!

E nem preciso falar o sentimento de nostalgia que foi ouvir novamente a voz de Chihara Minori como Nagato alien. Que saudade! O proxímo episódio será "O Desaparecimento de Nagato Yuki Parte 1".

Um comentário:

  1. A execução desse episódio foi esplendida, poucas vezes um anime me fez sentir agonia pelo simples silêncio em cena aliado à mudança da Nagato para algo próximo à série principal, que foi bem brusca, alias analisando melhor o sentimento que a Nagato passou nesse episódio tá mais pro tédio dela durante o loop de verão.

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!