quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Episódio 2] Alegria para o mundo...

Esse texto tem spoilers. Hey! Super tarde, mas pelo menos antes do proximo episódio (antes tarde do que nunca, certo?). Foi um pocuo dificil arrumar tempo para vir aqui escrever este post, mas vamos lá!

O episódio começa em ambiente novo que é o quarto do Yuki. Ela está muito animada com a festa de Natal que vai acontecer no dia seguinte e por isso não consegue dormir. E acaba lembrando que Kyon também estava animado, o que a deixa ainda mais eufórica, passando a noite em claro. Como Asakura diz "uma criança um dia antes da viagem escolar".

Então, todos vão para a escola para dar inicio aos preparativos da festa. Nagato decidiu assar um bolo de apenas dois andares, como eles havia concordado no episódio anterior. Na sala, fica combinado que Ryoko ficaria responsável pela cozinha enquanto que os outros dois decorariam o espaço... Então, Kyon entrega um pequeno presente para Nagato... 

Depois de um breve lembrete que Ryoko não é uma pessoa pra se brincar, Tsuruya e Mikuru aparecem para ajudar na festa (e participar também) e trazem o desejado peru! E então, vem a seguir um dos pontos importante do episódio: Yuki fica muito insegura em relação aos elogios de Kyon para Mikuru, achando que não está aos pés da beleza da outra. Asakura percebe essa timidez vindo dela e acaba comentando para si "...você também é bonita, Nagato. Simplesmente não tem confiança". Assim, nos é mostrado uma conversa entre as duas no apartamento de Nagato. Ryoko diz que provavelmente Yuki não conseguirá membros suficientes até o final do ano e clube pode ser fechado, (ao menos que cinco alunos se alistem). Por conta disso, Nagato mostra-se muito triste e pessimista, porque sente que não há outra escolha. É essa hora que Asakura assume um verdadeiro papel de mãe e mostra que há esperança e que se ela quer conquistar algo, muitas vezes não dá para fazer sozinho, para isso existem os amigos e pessoas para se apoiar. 


"Venha e me peça ajuda, eu vou fazer com você. Eu não sou sua mãe ou sua irmã, apenas uma amiga. Não posso segurar sua mão e levá-la para o caminho certo ou protegê-la de seus medos, mas eu posso trabalhar com você e estar ao seu lado. Mas eu não posso fazer nada disso, se você não notar primeiro."

Esse momento mostrou que a amizade das duas é bem mais elaborada que a relação Kyon e Yuki, por exemplo. 


No final da festa, depois de brindes e diversão, mostram a continuação do dilema de Nagato, que morrendo de fome sai sem óculos para comprar comida. E no caminho de volta ela é chamada por uma garota desconhecida (e mandona!). Do mesmo jeito que ela atormentou Kyon naquele tal episódio, Haruhi pede ajuda para riscar símbolos no chão, desta vez no meio do parque. Depois de alguns maus entendidos por conta da miopia de Yuki, ela fica no lugar da outra no trabalho de riscar os símbolos. Ao terminar, Haruhi pergunta para ela se sabe o que são aqueles símbolos e Nagato diz que não. É para o Papai Noel. Nagato fica surpresa e pergunta se ela ainda acreditava em Papai Noel (essa daí acredita em muitas coisas, Yuki), Haruhi responde que não sabe se ele realmente existe, mas irá tentar pega-lo de qualquer jeito (é só você desejar que ele aparece). Ao ver esse entusiasmo e perseverança, Yuki sente admiração e começar a ver o nova amiga como um exemplo a ser seguido. Se assim como Haruhi, que coloca esforço em algo impossível, ela pode tentar salvar o clube de literatura. Depois de se despedirem, Haruhi convida Yuki para vir no dia de Natal e pegar o Noel. 


Então, depois desse encontro, Nagato cria coragem para reerguer seu clube. Já tendo Asakura se inscrito, ela se esforça na busca de novos membros, como distribuir panfletos (dessa vez com roupas normais), porem ninguém quer se matricular. Até que, quando estava perdendo as esperanças, uma boa alma aparece e é o mesmo garoto que a ajudou com o passe da biblioteca...sim, Kyon!

Mais um vez voltamos ao presente com Kyon procurando Nagato, assim que a encontra, ela explica que veio ver o clube pela lado de fora. Ela completa dizendo que sente muito grata por ele ter salvo o clube, pois é seu lugar preferido. Mas Kyon discorda, dizendo que todos os créditos são dela. Nagato, tenta segurar o choro de felicidade e nesse momento começa a nevar. Kyon, então, aproveita para lhe entregar um pequeno presente. Nagato percebe que esse é o momento ideal para declarar seu amor, mas por conta de uma interrupção, não consegue fazer. Essa cena termina como os dois compartilhando o casaco, sentados, no meio do frio... Nagato se sente feliz por poder compartilhar esses momentos com ele. "É constrangedor, porem também é muito quente".

A cena final é na manha seguinte, quando Yuki e Kyon caminham em direção ao clube para limpa-lo com Asakura, que já está lá. Nagato está feliz com o sucesso da festa de Natal e da continuidade do clube, e se lembra de Haruhi, que a inspirou a lutar por seus objetivos. Ela fica imaginando se Haruhi foi mesmo armar uma cilada pro Papai Noel, até que...


Analise técnica: Começando pela opening que mesmo utilizando de alguns elementos das outras canções de Suzumiya Haruhi, não deixa de ser divertida. E combina muito com o clima do anime. A canção Fure Fure Mirai foi interpretada pelo elenco feminino do anime.

E finalmente tivemos a volta de Aya Hirano, que trouxe uma Haruhi mais histérica, o que me impressionou muito já que vão fazer quase 10 anos da estréia da primeira temporada do anime e não senti nenhuma alteração ruim na voz dela.

A história também foi muito melhor que o episódio anterior, que em comparação com esse pareceu ser apenas um episódio de apresentação e nostalgia (talvez era pra ser mesmo). Mostrou mais a fundo como Nagato tem que superar sua timidez e lutar pelo o que realmente quer, e que acima de tudo, não ter medo de pedir ajuda e se expor para o mundo. Realmente a Satelight está se esforçando para fazer um ótimo trabalho, teve pequenas escorregadas no primeiro, mas acho que os próximos serão excelentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!