quinta-feira, 25 de junho de 2015

[Episódio 12] O desaparecimento de Nagato Yuki-chan Parte 2...

Esse texto tem spoilers. Parece que tudo que leva o título "desaparecimento" nessa franquia é pra ser foda! E continua o conflito de identidades da Nagato... que essa história dure até o episódio 16, sim ou claro?


É, provavelmente foi o episódio mais inquietante até agora. Kyon e Nagato estão na biblioteca, onde percebemos que a personalidade da nova Nagato está plenamente estabelecida, o ambiente dessa sequência também ajudou a transmitir isso, uma sensação de normalidade e de paz. Uma Nagato feliz em meio a tantos livros e Kyon cochilando, enquanto o dia vai termina. Como se tivesse sido assim desde o começo. 

Até que esta Nagato lembra-se de como a velha Yuki conhece Kyon pela primeira vez, na biblioteca. Ela observa de longe o flashback, como uma telespectadora. Nessa lembrança, vemos Kyon criando um cartão de biblioteca para Yuki, e como ela fica feliz com aquilo, mesmo não conseguindo agradecer. Como no episódio passado, a nova Nagato não consegue criar empatia por todos esses sentimentos. Eles estão lá no fundo dormindo e o medo de que aos poucos eles comecem a ressurgir e tomar conta do seu novo eu, até que o mesmo desapareça, predomina em praticamente todo o episódio. 

"Sua personalidade está dormindo dentro de mim, talvez esteja acordando aos poucos", pensou consigo mesma. "Se ela acordar completamente, o que vai acontecer com o meu eu atual?"

A segunda parte do episódio se expressou de forma um tanto sinistra, mas com uma narrativa surpreendente. Nagato vai pegar seus velhos óculos, porem ela se recusa a coloca-los. Embora não tenha dito, estava claro que eles eram um sinal da antiga identidade, e ela temia que pudesse apagar a sua própria. Na biblioteca apesar do aparente clima de tranquilidade, com os dois concentrados nos estudos, Nagato não consegue controlar sua ansiedade. As prateleiras curvadas delicadamente formando um túnel, enquanto ela caminhava, e muitas vezes formando paredes enfileiradas, davam uma sensação terrível de aprisionamento. 

Tudo para nos transmitir os conflitos interiores que a nova Nagato estava passando. Mesmo que as lembranças ou sentimentos fossem da antiga, quem estava ali agora vivendo o presente era uma nova pessoa, e ela não queria desaparecer. Porem, quanto mais tempo se passa, mais as duas personalidades estão se fundindo. A questão é: no final, o quanto das duas vai sobrar? Esta Nagato sabe que uma hora ou outra a antiga vai acordar, mas o que será da nova? 

 Perceberam com a fila parece uma cadeia de DNA?
Kyon, então aparece. E conseguimos ver uma fragmento da antiga Yuki, ela agradece o amigo com um sorriso. Uma coisa que não vimos a tempos. Quando ela chega em casa, aquela ansiedade só piora, desta vez com conflitos de identidade sendo representados em sonhos. Acredito de tamanho o medo de dormir e nunca mais acordar. Entre as memorias, ela então se vê no meio de duas Nagatos completamente distintas. Essas memorias começam a se fundir com as novas em uma intensidade assustadora, em meio a ondas de estática, como se a personalidade nova fosse ser apagada. E novamente, ao acordar deste pesadelo, Nagato se pergunta: "...É possível que, se a personalidade dela continuar a voltar, eu desapareça?" 


Analise técnica: Acho que já expressei como essa parte da história continua surpreendente! A música continuou forte, trabalhando sempre para te dar aquela sentimento de agonia. Tinha a certeza que nesse episódio veríamos o final dessa história, mas pelo que parece eles decidiram prolongar mais um pouco. Não estou reclamando, muito pelo contrario! E reparam que já faz uns três episódios que não vimos o furacão Haruhi? Lembro que nos primeiros episódios eu reclamava que ela ofuscava muito a Yuki... É, realmente, esse enredo muito da água pro vinho...

Guardei essa fofura pro final :3

7 comentários:

  1. A agonia persiste de maneira esplendida mesmo o.o. A produção está de parabéns.
    Restam 4 episódios o.o Mal posso esperar para ver como vão preenche-los xD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pensando bem não quero ver >_> não pode acabar, é tão legal assistir Nagato semanalmente x.x. Cade o loop infinito quando a gente precisa -q.

      Excluir
    2. Sim, infelizmente tá acabando :(( passou tão rápido... Vou sentir falta dessa rotina cheia de novidades toda hora!

      Excluir
  2. Acho que ela ta recuperando as memorias gradualmente e ta fazendo tempestade num copa d'agua... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Sem querer ofender ninguém mais eu prefiro a outra nagato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, eu também gosto dela... Só que também tá sendo muito legal essa parte da história

      Excluir

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!