domingo, 26 de julho de 2015

[Review] Nagato Yuki-chan no Shoushitsu

Nome Traduzido: O Desaparecimento de Yuki Nagato
Criador: Puyo (história e ilustração), baseada na história de Nagaru Tanigawa
Estúdio de Animação: Satelight
Gênero: Comédia, Romance, escola, Seinen
Episódios: 16

História/Personagens

Posso dizer a primeira metade começou de uma forma bem tímida, assim como sua protagonista, não mostrando muito potencial de ser um dos melhores animes da temporada, diferente da sua precursora em 2006. Os eventos deste universo são diferentes da história principal, aqui temos o Clube de Literatura que foi fundado por Yuki Nagato, Kyon e Ryoko Asakura. E assim como na Brigada, o clube é uma fachada para um local de paraíso. Depois que Kyon ajuda Yuki no passado, ela se apaixona por ele. O plano principal da história era mostrar ela tentando confessar seus sentimentos para ele, porem tudo que vimos foi todos desfrutando de uma vida cotidiana bem regular.

Continuando na primeira parte, as coisas só começaram a movimentar-se quando Suzumiya Haruhi e Koizumi aparecem. O ambiente realmente se transforma. Eu estava muito preocupada que Haruhi roubasse a atenção pra si e Nagato tornasse uma sombra, o que acontece diversas vezes. Porem, essa nova Haruhi é muito mais carismática e divertida, e acaba ajudando a história ir para frente! E já que estamos falando de como os personagens mudaram para melhor: Kyon e Asakura Ryoko, também não ficaram pra trás. O três crescem muito durante o anime, mostram seus conflitos interiores, diferente de Yuki, que não avançou muito, em comparação. Vamos ser sinceros. Fico até com uma certa pena de como trataram a Mikuru e o Koizumi, passaram de secundários para figurantes sem piedade alguma...


A segunda metade do anime foi muito mais interessante, mantendo um arco continuo claro. Trazendo para o anime a emoção que nós esperávamos no começo (bem, pelo menos eu). Acho que se tivesse sido assim desde o inicio, muitos não teriam desistido de assistir. Digo no quesito de história/drama, se tiramos alguns momentos, o que sobra é praticamente o clube fazendo nada ou passeando. Para algo que se encaixa no gênero comedia romântica, isso é uma falha. Agora, se olharmos para o lado slice of life foi muito divertido e cativante! Tanto por ver os personagens em situação que provavelmente nunca veríamos, como pelas referencias a série original. O anime teve algumas falhas? Sim, teve. Mas ainda me dá vontade de assistir diversas vezes.


As partes do Desaparecimento foram brilhantes, tanto que muitos começaram a criar teorias, voltando a criar esperanças com a continuação da história. Porem, o final... O que dizer? Kyon terminou declarando seu amor pela outra Nagato, o que me deixou bem frustrada. Então, era um quarteto amoroso? Haha Além disso, não era suposto que Yuki deveria confessar seu amor? Por que ela não tirou proveito da situação e também se declarou? Realmente, ela não teve avanço algum.

O anime terminou com uma sensação boa, mostrando os personagens como eles são, tudo calmo, sem grandes problemas, aparentemente. A história abordou todos os sete volumes lançados até agora, então é certo que vai demorar um pouquinho para uma segunda temporada, se houver... Até porque na continuação da história teríamos Sasaki (vide Rainy Day) e não sei se eles mostrariam ela, antes da série principal.


Visual/Animação

O visual do anime não foi ruim. Puyo mudou os personagens para fazer este spin-off e, sinceramente, gostei muito do resultado. A animação teve seus altos e baixos durantes os episódios, mas vamos concordar que seu ponto alto foi no desaparecimento. No geral, nada realmente especial, mas que conseguiu cumprir o desafio e a constante comparação com a Kyoto Animation.

Som/Musica

Acho que a única mudança na vozes dos personagens que tinham que nos acostumar era Nagato Yuki, já que a Minori Chihara tinha que mostrar mais emoção nas suas falas. Sendo também bem diferente do filme.

Arigatou, Daisuki é uma bela canção de amor que faz você desejar mais romance na série. Ao contrario, claro, de Fure Fure Mirai que foi apresentada pelo elenco feminino principal. A musica era mais divertida com um alto astral!

Havia momentos que eram jogados temas clássicos da série principal, como no último episódio quando Haruhi cantarola algumas notas ou quando colocam "Itsumo no Fuukei" ao fundo. Tudo para tornar o clima mais nostálgico!


Comentário Final:

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu não era a volta da série que todos queriam, mas conseguiu de forma desajeitada ganhar um lugar no meu coração de fã. Mesmo tendo criado altas expectativas, foi um anime divertido e que teve muito pontos interessantes! Eu espero que tenha uma próxima temporada, até porque tenho que manter esse blog movimentado! Ainda teremos um ova e quem sabe outras novidades.

Muito obrigada aos fansubs Animakai e Punch!, confesso que tive um pouco de medo de ninguém se interessar pelo projeto! Obrigada a todos vocês que acompanharam os guias e comentaram aqui e na página do Facebook!

E até a próxima!

6 comentários:

  1. ANDYNHO

    CREIO QUE SE A SATELIGHT PUDESSE FAZER A CONTINUAÇÃO DA SERIE DE SUZUMIYA FICARIA ÓTIMO,VAMOS AGUARDAR ,TALVEZ ANOS MAS ENFIM,ESTAMOS NA TORCIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo. A Satelight faria um ótimo trabalho com uma continuação, porque provavelmente a história ajudaria muito também. Vamos ficar na torcida!!

      Excluir
  2. Vai sair um Ova? Não sabia disso! Mas que legal!
    Ano que vem fará dez anos desde a primeira série. Nem parece que é tanto tempo assim...Só é realmente uma pena que tenha sido lançado tão pouca coisa nesses últimos anos ( em relação a animação, foi só a série de 2006, a de 2009, o filme e essa série, certo?).
    Enfim...Não acompanho vocês regularmente, mas devo dizer que vocês tem mantido um trabalho interessante então parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai sair em torno de Outubro (se eles não adiarem)!!
      É uma pena mesmo, até porque material para produzir não falta. De animação, fora os que você citou, tem Suzumiya Haruhi-chan e Nyoro~n Churuya-san que são webanimes que sairam na época. Eles estão disponiveis ali na guia Suzumiya Haruhi >> Episódios

      E muito obrigada pelo apoio :}

      Excluir
  3. Muito bacana esse blog! Parabéns pelos seus textos, trabalho e esforços! Vou começar a acompanhar mais regularmente. Não sabia dessa OVA também (comecei a pesquisar as previsões e o prognóstico da série agora que conclui 'nagato yuki-chan no shoushitsu').
    Bem que o tanigawa poderia voltar a escrever... Senti que aquela frase do kyon no final do último episódio falando que eles (clube de literatura) poderiam 'escrever uma novel...' Deveria atingir o tanigawa rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz em ter esse retorno de vocês!!!
      Então, pela ultima noticia vai sair lá pra Outubro, se eles não adiarem. E vai saber quando ele vai sair da caverna, nem quando a light novel completou 10 anos tivemos um sinal dele em relação a Haruhi :((
      Acredito que aquela cena do trio conversando foi mesmo uma indireta ahahaha O jeito é esperar, como sempre!

      Excluir

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!