sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Haruhi Tanabata!

A peregrinação em Nagano em homenagem ao anime Nagato Yuki-chan atraiu muitos visitantes, até mesmo do exterior (vide facebook). Porem, teve outra cidade do Japão, que atraiu a atenção graças a franquia Suzumiya Haruhi. A cidade de Nishinomiya também serviu de inspiração para diversos cenários tanto do spin-off como para o anime original, desde a Biblioteca Central, o parque, edifícios e os cidadãos de Nichinomiya, todos foram descritos fielmente. Mesmo as pessoas que não conhecem a história e os personagens, acharam divertido reconhecer os lugares do cotidiano. 

Cenas de Nagato Yuki-chan

Nichinomiya é um ponto de encontro muito famoso entre os fãs haruístas japoneses. Em 2009, a famosa torre do relógio que apareceu nas duas temporadas do anime e que servia de ponto de encontro para os membros da Brigada SOS se reunirem para saírem a procura de aliens, espers e viajantes do tempo foi retirada pela prefeitura local.


A torre foi instalada em 1993 pela empresa Nishinomiya-Kitaguchi’s Hankyu Corp, bem antes do lançamento da light-novel e do anime de Nagaru Tanigawa. Ela então foi removida em 2009 para dar lugar a uma área de estacionamento para bicicletas, fato que deixou todos os fãs descontentes. Após inúmeros pedidos por cartas e e-mails, os fãs conseguiram vencer o governo local, os convencendo a salvar e restaurar a torre.

Em 2012, um fã local informou ao governo que o relógio estava sendo armazenado em uma unidade de reciclarem de sucata, fazendo com que a prefeitura entrasse em ação. Teve até mesmo uma festa de reinauguração, como mostra o video abaixo! Agora o ponto de peregrinação local para os fãs de Haruhi está sendo mantido conservado como se fosse um patrimônio publico e todos voltaram a se reunir lá como de costume.


Voltando para 2015, com o lançamento de Nagato Yuki-chan, o interesse pela cidade voltou crescer! Graças a isso, em parceria com a Kadokawa, foi feita uma especie de caçada onde foram espalhados em diversos pontos bonecos chamados de "salto" e maquinas Gacha (aquelas você coloca uma moeda, gira a maçanete e ganha uma bolinha com brinde surpresa dentro).

Mapa da caçada!

Como já esperado, a estrela da festa se encontra aos pés da torre do relógio!

Esta placa foi colocada junto com relógio, na época que ele foi restaurado.
 


Dentro da gaiola tem um Hércules???

Outra Yuki-chan e uma máquina Gacha!

Também eram colocados ao lado da maquinas
esses banners tamanho real das personagens!

Porem o evento mais importante desta série de acontecimentos, seria o Haruhi Tanabata que ocorreu entre Julho e Agosto. Além da caçada, os fãs deveriam passar no café Kohi-ya Dream, que foi decorado em homenagem a série, para aproveitar o ambiente e escreverem seus desejos em tiras que seriam penduradas em uma arvore de bambu virtual e também guardadas nos arquivos da prefeitura. Os fãs-clientes também ganhariam abanadores que foram feitos especialmente para o evento. O ultimo dia para participar foi 20 deste mês (horário do Japão) e a arvore de bambu foi finalizada neste site. Mesmo com a finalização da arvore, ainda estão sendo distribuídos os abanadores no Kohi-ya Dream.

Panfleto do evento!
Abanadores exclusivos (Artista Twitter @misakism)
Carimbo versão Tanabata!
Site oficial do Haruhi Tanabata!

Fotos do lado de fora e dentro da cafeteria Kohi-ya Dream:
Reconhecem?

Fontes e Créditos:
Sites - Prefeitura NishinomiyaNishinomiya Yuki-chan Tribute e Hatena::Diary (em japonês); Anime Xis;  
Facebook - Café Kohi-ya Dream 
Twitter: @misakism; @PKyadoran; @BloodRambo; @kbt_tigers1985; @thunder_cycle (em japonês)

Nota: Eu só fiquei sabendo deste evento dias atrás (e foi até sem querer) e a grande parte do texto foi traduzido do japonês, como não sou nenhum pouco fluente pode ter alguns erros nas informações. O que acontece é que existem poucos sites em inglês que postam coisas relacionadas a Suzumiya Haruhi e os que têm quase não atualizam com este tipo de novidade. Então, espero que compreendam! Pesquiso o máximo que posso pra trazer sempre novidades pra vocês, mesmo que fiquem bem simplicadas como no texto :(

Um comentário:

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!